A Ecopousada aplica práticas de sustentabilidade das mais efetivas, atendendo às obrigações socio-ecológicas que contribuem a assegurar um Mundo Melhor para as gerações atuais e futuras.

A concepção arquitetônica da construção foi moldada a critérios geográficos e astronômicos próprios ao lugar. No processo construtivo, utilizamos materiais reciclados (madeiras, pedras e ferragens) na razão de 50% do total, e a pintura externa da construção (e sua renovação periódica) é realizada com tintas que fabricamos a partir de rochas e solos locais.

Recuperamos um terreno degradado, durante 3 séculos, por garimpos e pastos, transformando-o, em 15 anos, em 10 hectares de mata recuperada e preservada, onde convivem animais silvestres em ambientes adjacentes de matas e brejos.

Preservamos uma nascente cujo escoamento perene, além de alimentar a vida de um belíssimo brejo, permite a diluição dos efluentes de uma Estação de Tratamento de Esgotos que atende não somente à Ecopousada, como, principalmente, a todo um bairro (Santa Quitéria) da cidade.

Realizamos o levantamento das espécies florestais principais e mantemos um programa de plantio permanente com espécies nativas e exóticas.

Protegemos todos os componentes da fauna silvestre local, principalmente mamíferos e aves que foram identificadas por ornitólogos.

Aquecemos nossa água por energia solar e geramos nossa própria eletricidade graças a uma pequena usina fotovoltaica.

Praticamos a coleta e entrega seletiva do lixo, reutilizando a porção biológica na compostagem e alimentação das galinhas cujo esterco é utilizado na adubação das flores.

Criamos abelhas nativas sem ferrão para a polinização de nossas plantas e horta, além de servirem à realização de programas de educação ambiental.

 

 

 
Geoturismo
Montanhismo
Parceiros
Usuários
Como chegar
Contato